ALERTA FISCAL

A Alerta Fiscal é uma consultoria de gestão contínua de classificação fiscal de mercadorias voltada para o setor varejista.

Quem somos

Fornecemos soluções fiscais e tributárias que, de maneira integrada, reúnem um conjunto de soluções para auxiliar as empresas na difícil tarefa de manter suas informações de produtos e, consequentemente, suas obrigações fiscais atualizadas e corretas.

Contamos com profissionais especialistas na área fiscal, tributaristas conceituados e desenvolvedores de tecnologia para detalhar cada projeto, considerando a realidade específica de cada cliente, elaborando um levantamento completo das necessidades para classificação correta de produtos e auditoria nas notas fiscais e demais documentos.

Por meio de ferramentas digitais inteligentes e um software desenvolvido para abrigar todas as regras fiscais, entregamos a informação de maneira automatizada, otimizando o processo de cadastro e com assertividade dos dados levantados, garantindo a satisfação do cliente.

Nós entendemos que o empresário de hoje precisa mais do que nunca de alguém que esteja ao seu lado em um ambiente que muda rapidamente. Precisa de melhores opções e uma parceria firme, e não apenas de um relatório anual dos números. É a visão do empreendedor e a nossa experiência que mostrarão o caminho para o sucesso!

CASOS DE SUCESSO

O problema

Um grande supermercado, localizado no estado do Rio de Janeiro, encontrava-se com dificuldades de execução no seu processo de cadastro, sem as orientações necessárias para realizar a correta classificação fiscal dos seus produtos, responsabilizando sua contabilidade e software house, pelo insucesso nas suas operações.
Pagando impostos indevidamente não tendo a quem recorrer para a resolução e, como no mercado a mão de obra capacitada para cuidar do processo possui um custo muito elevado e é pouco eficiente, uma vez que não possui ferramentas tecnológicas para viabilizar as soluções, esse cliente procurou os serviços da Alerta Fiscal.

A estratégia

Através de uma reunião com executivos de negócios e uma equipe técnica multi especializada, o time da Aleta Fiscal identificou rapidamente que as informações tributárias atualizadas poderiam impactar imediatamente de maneira positiva a operação e os processos do cliente. Além disso, verificou-se que conter pagamento indevido de impostos poderia trazer mais controle e economia a curto, médio e longo prazo.

Ainda na parte inicial, foi identificada a necessidade de implantar uma cultura tributária na empresa, caso contrário os erros seriam passíveis de acontecer novamente.

A solução

Fizemos a primeira atualização já nos primeiros 7 dias de contrato e, deste modo, corrigimos aproximadamente 70% do cadastro de todos os produtos industrializados que passavam pela operação do cliente.

Segregamos os itens monofásicos do cadastro, atualizamos os NCMs de acordo com a última resolução Camex, identificamos e corrigimos a tributação de produtos que haviam sido excluídos da lista de ST, além de revisarmos os produtos da cesta básica e o cadastro de alíquotas incorretos e inconsistências na redução da base de cálculo.

Também ajustamos os processos juntamente com a Software House para garantir que a informação fornecida, seria imputada automaticamente e imediatamente no cadastro do cliente, resultando em um cadastro atualizado e totalmente de acordo com as normas vigentes. Assim a classificação fiscal deixou de ser um problema e a entrada de novos produtos passou a ser feita automaticamente e de forma rápida.

O detalhe do procedimento

Fizemos um acompanhamento minucioso por meio de equipe in loco para mapearmos toda implantação das ferramentas e implementação de rotinas, o que fez toda a diferença para que os primeiros resultados tenham sido percebidos já no primeiro mês.
A segurança do cliente aumentou uma vez que tinha a seu alcance, todo suporte necessário para trazer assertividade no seu processo.

Assumimos o diálogo como especialistas em tributos, com a Software House e com a Contabilidade, contribuindo para que houvesse uma redução significativa do retrabalho em todas as etapas da operação.

A satisfação

Nosso cliente sentiu-se respondido em suas necessidades, podendo dividir conosco a responsabilidade de estar prestando as informações de forma consistente para o governo e, assim, deixando de se perceber como alvo de penalidades.

Ao ser procurado por outras empresas do mesmo segmento para ser apresentado a outras propostas com preço menor, o cliente posicionou-se firmemente defendendo o argumento de que tinha adquirido, a partir da nossa relação, muita confiança e segurança de que estava sendo atendido por uma empresa séria e competente e não tinha intenção de correr riscos de colocar todo esse resultado a perder.

Isso gerou fortalecimento do cliente no mercado e tranquilidade para executar os serviços com um aumento palpável de qualidade.

Os números

Foram aproximadamente 720.000 campos corrigidos, realizadas aproximadamente 4.560 consultas ao Multi Consulta (ferramenta da Alerta Fiscal) e gerado, no período de 12 meses, uma economia tributária de R$ 314.000,00.
TOTAL DO VALOR ECONOMIZADO: R$ 314.000,00 em 12 meses