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Sucesso nos negócios! Esse é sem dúvida o principal objetivo de todo empresário que investe tempo e dinheiro em uma empresa. Isso vale para todos os nichos, mas hoje vamos trazer algumas dicas específicas, para você que possui ou trabalha em uma loja de materiais de construção. 

 

AÇÃO 360 GRAUS

 

Para que uma loja funcione perfeitamente é necessário que todos os seus setores estejam funcionando de forma coordenada e contínua, já que, muitas vezes, eles se complementam e o bom funcionamento de um é o fator determinante para o desenvolvimento do outro. 

Aqui podemos citar alguns exemplos como equipe de vendas, marketing, controle de estoque, compra e venda de produtos, organização do ponto de venda, parceria com fornecedores, saúde financeira, fiscal e tributária. 

Olhando dessa forma, fica muito mais fácil compreender a complexidade do processo e de como é importante e necessário, conhecimento e aplicabilidade das informações adquiridas na rotina da sua loja de material de construção.

 

1) EQUIPE DE VENDAS

 

Ela é a linha de frente do processo, afinal, o primeiro contato dos clientes quando chegam no seu estabelecimento é com as pessoas que integram seu time. Elas precisam ser bem preparadas tanto no relacionamento com o cliente, quanto no conhecimento de todos os produtos e materiais que a loja disponibiliza. Por isso, é importante aplicar frequentemente treinamentos e reciclagens voltados aos recursos humanos e para os materiais de construção em si. Existem alguns fornecedores, que junto com seus produtos, podem oferecer workshops e aulas com técnicas específicas daquilo que está sendo ofertado. 

A Bergan (líder no segmento de lavatórios e cubas em vidro moldado) divulgou em seu site algumas estratégias de vendas específicas para lojas de material de construção. Veja uma delas: 

“Vendas consultivas

Quando abordar um cliente, lembre-se que ele tem 99% de chances de já ter pesquisado sua empresa, os produtos que precisa e sabe muito bem o que vai comprar. O papel do vendedor, neste caso, é prestar uma consultoria, explicando os atributos e benefícios dos produtos que o comprador precisa. Além disso, o vendedor pode indicar outras marcas e produtos complementares, tudo de forma a atender à necessidade real que o comprador apresenta. Nesta caso, o vendedor tem que ser um bom ouvinte, e conhecer os produtos da loja a fundo. Deixe o comprador falar abertamente, procurando por indicações do que ele precisa de verdade.”

Investir na sua equipe de vendas é algo que sempre te trará retornos positivos. 

 

2) MARKETING

 

O marketing faz parte de qualquer negócio e não seria diferente para uma loja de materiais de construção. Investir nesse setor pode significar alguns degraus a mais no seu projeto de expandir seu negócio. 

Algumas ações bacanas para serem pesadas são a construção de um site, já que essa é uma excelente forma das pessoas conhecerem sua loja e os produtos que você comercializa. 

Esteja nas redes sociais certas. É interessante você conhecer quem é seu público e saber em quais redes sociais ele está presente e a partir daí, criar uma página ou perfil da loja para abrir as possibilidades de estreitar laços e ampliar a comunicação.

Aproveite as datas comemorativas para ações de fidelização e promoções para desafogar o estoque. Existem algumas épocas do ano que são ideias para criar campanhas com seu público, essa estratégia é muito utilizada e gera um retorno positivo e interessante ao seu negócio. 

 

3) PARCERIA COM FORNECEDORES

 

Não poupe esforços para criar uma excelente rede de relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços, eles são um braço importante da sua empresa, já que influenciam diretamente na segurança das vendas, entregando produtos de qualidade com garantias incluídas. 

 

4) GESTÃO FINANCEIRA

 

Vital para empresas de qualquer segmento, investir e dedicar seu tempo para entender e aplicar a gestão financeira na sua loja pode revolucionar e ser um dos principais passos para expandir sua loja de materiais de construção. 

Mas afinal o que envolve exatamente uma gestão financeira?

Estamos falando aqui de fatores como sistema inteligente, classificação e identificação de códigos de produtos, monitoramento de alíquotas e regras tributárias, revisão de regras fiscais e validação de impostos, sistema inteligente de segurança no cadastro com a classificação automática baseada na legislação atual, entre outras coisas. 

 

CADASTRO DE PRODUTOS

Vamos te apresentar aqui um ponto que, muitas vezes, passa batido na gestão financeira da maioria dos negócios, mas que pode trazer muita dor de cabeça e prejuízos financeiros. 

A primeira regra básica é: SEU CADASTRO DE PRODUTOS PRECISA ESTAR ATUALIZADO SEMPRE. Isso vai te ajudar no momento de escolher seus fornecedores, facilitando suas decisões de compras e evitando acúmulo de estoque. 

Cada produto possui um tipo de tributação e estar com o cadastro de produtos em dia vai garantir que todas as notas fiscais emitidas estejam corretas, garantindo que sua loja não sofre penalidades junto aos Fisco e Receita Federal. 

Você precisará também dessas informações para criar e colocar em prática o seu planejamento tributário. O que temos notado é que a ausência desse planejamento faz com que os empresários tenham gastos desnecessários no pagamento de tributos, tendo significativos prejuízos também no momento da venda dos produtos.  

Se você está perdido e não faz a mínima ideia de por onde começar a desenvolver esses processos, existem profissionais treinados e classificados que executam esse trabalho para você. É o que faz a Alerta Fiscal, que dispõe de uma consultoria completa, além de ferramentas específicas que irão automatizar todo o processo, liberando seus funcionários para executarem outras demandas da sua loja de materiais de construção. 

 

5) CONTROLE DE ESTOQUE

 

A gestão de estoque é um dos pontos-chave do seu negócio, alí você poderá contabilizar lucros ou perdas, por isso, dê atenção para esse setor. 

Como falamos anteriormente estar com seu cadastro de produtos atualizado é o primeiro passo para gerir seu estoque. A Alerta Fiscal já está disponibilizando a Tabela NCM 2020 atualizada, se quiser ter acesso basta CLICAR AQUI.  

Outras informações interessantes de manter constantemente atualizadas:

– Tipo de material;

– Quantidade;

– Custo de produtos vendidos;

– Saldo dos produtos em estoque.

Para saber mais, nós temos um artigo inteiro dedicado para esse assunto: COMO CONTROLAR O ESTOQUE E DIMINUIR AS PERDAS NO SEU NEGÓCIO?

 

DICAS EXTRAS

 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também levantou alguns fatores importantes que podem contribuir para expandir sua loja de materiais de construção:

“Pra você que tem uma loja no comércio varejista de material de construção, confira alguns fatores que são essenciais para o sucesso do seu negócio. O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção, são recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.

  • Defina bem seu público-alvo
  • Organize os produtos por categoria
  • Planeje os investimentos necessários
  • Mantenha o registro do fluxo financeiro da loja
  • Ofereça uma boa localização, e acesso á loja sem complicação
  • Ofereça facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais
  • Tenha um bom relacionamento com fornecedores
  • Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes
  • Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja 
  • mantenha um controle dos indicadores do negócio

Expandir sua loja de materiais de construção é possível e está mais perto do que você imagina. Basta tomar as decisões corretas, se planejar e contar com a ajuda de profissionais qualificados em cada segmento. Conte com a Alerta Fiscal para te dar todo o suporte na gestão do seu negócio. Nosso trabalho é te ajudar a crescer cada vez mais. 

 

Por Atracto

 

 


 

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