fbpx

Ao iniciar um novo negócio é preciso lidar com muitas questões burocráticas e administrativas, mas o que percebemos no geral, é que muitos empresários se esquecem de alguns setores, principalmente, quando falamos de soluções fiscais e tributárias que serão determinantes para o sucesso de uma empresa.

 

Muitos até nem sabem exatamente quais as funções esses departamentos exercem dentro da dinâmica empresarial, deixando, inclusive, de trabalhar com a máxima potência lucrativa em suas atividades. 

 

Pensando nisso, neste artigo traremos algumas das diretrizes básicas sobre o tema para que sua empresa possa, de uma vez por todas, se alinhar dentro da esfera fiscal e tributária, trabalhando de acordo com as regras legais e tirando o máximo proveito de um trabalho bem feito neste aspecto. 

 

VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE SOLUÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS

 

Vamos começar entendendo qual o papel dos departamentos fiscais e tributários dentro de uma empresa. Esse é o primeiro passo para que você possa se conscientizar de como é importante focar nas atividades que eles executam.

 

Lembrando que uma vez aberta, sua empresa precisa cumprir com obrigações que incluem pagamento de impostos, declarações de movimentações, como compra e venda de produtos, emissão de notas fiscais, entre outras demandas. 

 

E grande parte dessas responsabilidades está sob os cuidados desses setores. E o não cumprimento das leis traz prejuízos financeiros decorrentes de multas e autuações emitidos pelos órgãos fiscalizadores correspondentes. 

 

O QUE FAZ O DEPARTAMENTO FISCAL? 

 

É de responsabilidade do departamento fiscal o acompanhamento de toda a mercadoria comercializada, desde a saída do transporte, chegada no estoque até a escrituração das mesmas, o que é obrigatório. Ou seja, estamos falando do recebimento físico e fiscal de todos os produtos. 

 

E não para por aí. Também é de competência do departamento fiscal as seguintes demandas: 

 

  • Conferência da documentação fiscal;

 

  • Lançamentos fiscais de entradas e saídas;

 

  • emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização;

 

  • acompanhamento e atualização em relação às normas fiscais e tributárias;

 

  • apuração dos tributos relacionados ao regime tributário da empresa (ICMS, ICMS-ST, IPI, ISS);

 

  • Escrituração fiscal das atividades da empresa;

 

  • Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco;

 

  • Suporte para a determinação de classificação fiscal de novos produtos comercializados;

 

  • Entrega de obrigações como Sped Fiscal e Dime.

 

O QUE FAZ O DEPARTAMENTO TRIBUTÁRIO?

 

Em suma, podemos dizer que o departamento tributário é complementar ao departamento fiscal. Ele administra todos os tributos cabíveis a empresa e viabiliza a continuidade das atividades exercidas. Então, enquanto o setor fiscal fica responsável pela escrituração dos produtos o tributário apura os tributos com base nas informações registradas. 

 

Além disso, podemos citar como competências desenvolvidas pelo departamento tributário as seguintes atividades: 

 

  • Apuração e preenchimento das guias para pagamento dos tributos devidos pela empresa;

 

  • Auxílio na escrituração fiscal das atividades da empresa;

 

  • Planejamento tributário com foco nas melhores alternativas de redução da carga tributária;

 

  • Monitoramento dos prazos para a realização dos pagamentos;

 

  • Preparação e entrega de obrigações acessórias;

 

  • Auxílio na apuração e registro do lucro tributável;

 

  • Auxílio no registro contábil das provisões tributárias. – Saiba mais sobre as diferenças desses departamentos CLICANDO AQUI

 

SOLUÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS

 

Quando falamos de soluções, estamos tratando de ferramentas que auxiliam no cumprimento das ações que os determinados setores precisam realizar em suas rotinas. É o uso da tecnologia especializada, aliada à expertise de profissionais auxiliando no desenvolvimento das melhores estratégias de planejamento e execução. 

 

Inclusive esse é o trabalho da Alerta Fiscal, fornecer soluções fiscais e tributárias que, de maneira integrada, reúnem um conjunto de ações para auxiliar as empresas na difícil tarefa de manter suas informações de produtos e, consequentemente, suas obrigações fiscais atualizadas e corretas.

 

O trabalho é desenvolvido com base nos conhecimentos dos profissionais especialistas, tributaristas conceituados, juntamente com tecnologia de ponta construindo projetos únicos que atendam às necessidades específicas de cada cliente, através de um levantamento completo das informações de classificação correta de produtos e auditoria nas notas fiscais e demais documentos.

 

Por meio de ferramentas digitais inteligentes e um software desenvolvido para abrigar todas as regras fiscais, entregamos a informação de maneira automatizada, otimizando o processo de cadastro e com assertividade dos dados levantados, garantindo a satisfação do cliente.

 

Fale conosco e veja como as soluções fiscais e tributárias podem mudar a rotina da sua empresa e auxiliar no alcance do sucesso que você tanto deseja. 

 

Por Atracto

 

Você também pode gostar do artigo Consulta fiscal e tributária: conheça sobre esse seu direito.