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Uma coisa é certa: a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no varejo, e investir em uma gestão inteligente, além de te ajudar a lucrar mais, vai transformar o seu negócio, otimizando processos e fomentando o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo.

 

Não dá mais para ignorar o surgimento de ferramentas desenvolvidas para o comércio varejista com objetivos claros de expandir vendas, melhorar a experiência dos consumidores, organizar finanças, entre muitas outras possibilidades. 

 

Já está mais do que na hora de você, empresário, voltar seu olhar para esse assunto, vislumbrando todas as oportunidades de adaptação em seu negócio e entendendo o quão importante é investir em tecnologia.

 

Estamos falando de agregar plataformas online para impedir que seu negócio físico se torne obsoleto e desenvolver uma nova forma de trabalho, que hoje é chamada de varejo inteligente. Esse pode ser o seu ponto de destaque em relação aos seus concorrentes.

 

Fique nesse artigo até o final para saber tudo o que a tecnologia pode fazer por sua empresa.

 

VAREJO INTELIGENTE 

 

Esse conceito de varejo inteligente foi criado a partir do desenvolvimento e uso de tecnologias e métodos utilizados para aperfeiçoar a experiência do cliente, deixando-a mais próxima e satisfatória.

 

Além disso, vai diretamente de encontro com a caracterização da chamada loja 4.0, que é construída a partir da integração entre setores como por exemplo estoque, compras, loja física e loja online. 

 

A ideia central é deixar o seu negócio tão integrado ao ponto que o bom funcionamento de todos os processos reverbere diretamente em seu cliente, fazendo com que ele retorne e se fidelize. Resultado esse que só é possível através do acompanhamento de toda a experiência do consumidor, que se inicia na procura de um produto e vai muito além da compra. 

 

DESENVOLVA UM E-COMMERCE 

 

“O e-commerce nada mais é a abreviação em inglês de electronic commerce, que em português significa comércio eletrônico. Em resumo é um modelo de negócio que tem como objetivo central viabilizar o comércio de produtos através de plataformas eletrônicas como computadores, smartphones, tablets, entre outros dispositivos utilizando a internet como ferramenta de comunicação.

 

O E-COMMERCE É PARA TODOS? 

 

Se você é um empresário do ramo de varejo, ou seja, que vende qualquer tipo de mercadoria, o e-commerce é para você. É possível adaptar o seu ponto de venda físico para uma loja virtual, sim! Basta apenas investir em conhecimento e estudo do seu mercado. 

 

Já notamos há algum tempo uma mudança de comportamento em relação ao consumo de produtos pela internet. Então, se você ainda não havia olhado para esse novo consumidor, está também é a oportunidade de abrir mais um braço do seu negócio, que poderá lhe trazer muitos benefícios.” – Se você quiser mais informação sobre dicas para abrir uma loja virtual acesse o artigo da Solutta

 

 

INTEGRE SEUS CANAIS DE VENDAS COM O OMNICHANNEL

 

De acordo com o Sebrae o Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.

 

O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação.

 

Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca.

 

Como exemplo, há os aplicativos móveis, que combinam o layout do site com a temática interna das lojas físicas. De forma prática, isso propicia ao consumidor utilizar todos os canais disponibilizados pela organização e a quebra das barreiras entre o mundo físico e o digital.

 

Por meio da integração de canais, o consumidor satisfaz suas necessidades onde e quando desejar, no momento mais confortável para ele, não havendo restrições de local, horário ou meio.

 

APOSTE EM AUTOMAÇÃO COMERCIAL 

 

Investir em ferramentas e software de automação comercial é uma das decisões mais inteligentes que você pode tomar. Eles permitem que você tenha um maior controle quando falamos em gerenciamento 360º. Isso porque, de maneira geral, esses programas integram todos os setores do seu negócio. 

 

Veja alguns benefícios:

 

  • Redução do custos
  • aumento da produtividade
  • controle de vendas
  • controle de compras
  • controle de estoque
  • gestão de relacionamento com os clientes
  • gestão de relacionamento com funcionários
  • gestão de relacionamento com fornecedores
  • controle das finanças
  • melhora do atendimento.

 

Chega de ficar perdido em meio à tanta informação e demanda. Com a automação comercial, você centraliza as informações e tem acesso à tudo o que precisa com mais facilidade, agilizando o trabalho e tendo mais confiança no momento de tomar decisões. 

 

COMPRA E VENDA INTELIGENTE 

 

Um dos processos que respaldam o bom funcionamento de um varejo é com certeza a compra e venda de mercadorias. Afinal, sem produtos para ofertar aos clientes, nenhum comércio sobrevive. 

 

E é nesse momento que observamos muita perda de dinheiro. Principalmente porque qualquer transação comercial, envolve, além dos custos dos insumos em si, valores ligados à tributação, como por exemplo o ICMS (Imposto aplicado sobre a circulação de produto). 

 

E aí que a tecnologia pode te auxiliar, hoje já existe uma ferramenta disponível para ajudar tanto o setor de compras, como o de vendas a ter uma visão geral de valores relacionado aos produtos, levando em conta as informações tributárias. 

 

O que auxilia na tomada de decisão do melhor lugar para compra e na definição de preço no momento da venda. Estamos falando da calculadora fiscal. 

 

A Alerta Fiscal desenvolveu uma ferramenta muito eficaz que vai te auxiliar em todo o processo de gestão fiscal e tributária e no planejamento para aumentar seu lucro mensalmente.

 

“A calculadora fiscal e tributária é utilizada para auxiliar a equipe de compras e ela tem dois pontos importantes: 

 

  • auxilia a realização das compras (baseado na carga tributária do produto, mostramos pra ele que nem sempre o menor preço é o melhor negócio);

 

  • formação de preço de venda (consideramos o imposto a pagar e a margem de lucro líquida que ele quer receber na venda do produto).

 

A calculadora fiscal leva até você uma segurança tributária e tranquilidade com seu patrimônio. Trazendo a certeza de que você está comprando acertadamente, uma vez que apontamos corretamente os impostos de cada produto.  

 

Já no momento da venda a ferramenta te mostra qual é o preço que deve ser aplicado de acordo com a tributação correta de cada produto e que garanta o lucro líquido real que você deseja.” – Trecho do artigo CALCULADORA FISCAL: COMO AUMENTAR SEU LUCRO?

 

Todas as soluções que apontamos podem ser facilmente adaptadas ao tamanho do seu negócio, seja ele micro, pequeno, médio ou grande. Consulte especialistas de cada área e não deixe de investir em tecnologias. Se você quer continuar atuante no varejo pelos próximos anos precisa se conscientizar disso e começar as mudanças hoje mesmo. 

 

Por Atracto


 

 

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